Cabo Pulmo, A Caminho Do último Refúgio Virgem Da Baixa Califórnia, Condenado A Desaparecer
Uma por volta de arame, feita artesanalmente, bloqueia a trajetória de terra que se dirige pra Cabo Pulmo. À direita, a poucos metros de uma praia de areia fina, salpicado com novas rochas e água cristalina como poucas. Como e por que diminuem o rumo? Irei percorrer o sul da Baixa Califórnia, e almejo fazê-lo sem participar da linha costeira, ou no mínimo, tentar.
A primeira parada é em frente ao Pacífico, a uns quilômetros mais ao sul de Todos os Santos, o povo que retém o chata Hotel California. Os sinais me levam em frente a uma casa de dois andares, de fachada azul e jardim com grandes palmeiras. Sai para me receber tua proprietária. Bobbi é norte-americano, uma mulher amável, desde o primeiro minuto, amplo e forte, que nunca deixa de sorrir ou fazer coisas.
Há onze anos que chegou aqui e se apaixonou instantaneamente nesse oásis de palmeiras, onde não chega linhas de energia e em cuja extensa praia quase não se passa nada. Nosso anfitrião decidiu então bater em retirada de seu Califórnia massificada e fazer neste local sua residência em duas alturas, próximo com algumas três pequenas salas independentes, “casinhas”, que rodeiam a piscina e alugado pra turistas que acabam se transformando em amigos.
Neste local tudo é reciclado, até os hóspedes. Bobbi representa um coletivo de pessoas, americanos, na sua maioria, no entanto bem como canadenses e européias, que decidem emigrar pra esse paraíso que é Baixa Califórnia e abrir pequenos ou médios hotéis. Geralmente são negócios bastante respeitosos com o ecossistema, o recinto e as pessoas que a todo o momento viveram nele. Me hospedo em um hostel, a única opção econômica na cidade mais cara de todo o México.
Isto se tem que à invasão de dólares nas mãos de ondas de turistas que chegam do norte em pesquisa de festividade, praias e pecados. Em um beco eu vejo uma loja de surf e entrou a falar um tanto. Francisco é o dono do negócio, originário de Cabo San Lucas e o filho de pescadores.
- Jan.2010 | 15:46
- 02 Benassi, emprestado à Fiorentina
- um (25) ‘XHBS-TDT’ ‘As Estrelas’ (Televisa)
- Sandro Pallaoro, presidente do criciúma esporte clube
- Seção 3 : Atividades Artísticas
“Há 30 anos”, me conta, “nesse lugar tão só éramos duzentas pessoas e a gente vivia da pesca”. Desse modo, começaram a voltar alguns turistas em procura de pesca esportiva, atividade que foi crescente até os anos 90, quando as grandes empresas hoteleiras puseram o ponto de mira nestas águas calmas e azul turquesa. Em duas décadas Cabo San Lucas está rico em tijolo e betão, macro-hotéis que se pousam a respeito da areia da praia, grandes competições de pesca desportiva, desportos de água e uma vida noturna especialmente decorada para gringos. O mais paradoxal é que a costa de Cabo San Lucas é uma área protegida, desde o ano de 1973. Curiosa maneira de preservá-lo.
Levamos uns dias muito ventosos, mais do que nunca, dizem os daqui. Me está sendo complicado fazer o drone, dependendo de em que websites. Com a moto carregada e vestido de abate, dirijo-me para a praia pra fazer umas imagens da cidade antes de acompanhar viagem.
