Quem Inventou Os Computadores?

É impressionante que conheçamos perfeitamente quem inventou a imprensa, o telefone ou rádio, entretanto não sabemos quem foi o inventor do pc. E como é possível esse desconhecimento? Pois que ninguém pode atribuírsele exclusiva. Estamos diante de uma tecnologia montada na soma e interação de um vasto conjunto de descobertas parciais.

Longe irão os tempos do Renascimento, no qual um homem só podia contribuir com descobertas em abundantes campos do entendimento humano. Atualmente, a especialização tende a ser muito alta. Embora a ciência ainda cabem intuições geniais, no desenvolvimento tecnológico dos computadores e das redes multidisciplinares são de todo consideráveis. A informática é o alicerce da atual comunidade da informação e do entendimento.

E essas tecnologias são o fruto do talento humano. E onde se desenvolveram? Pois no nação que apostou com mais firmeza sobre a concentração e atiçar o talento, EUA. Seus generosos programas de captação da inteligência mundial e a fantástica dotação de seus grandes organizações de busca permitiram tornar-se pioneiro das novas tecnologias. Investiu no talento e acertou.

Desde os tempos mais remotos, o homem fabuló com a expectativa de construção de bonecos ou protagonistas com inteligência. O próprio Descartes levantou a escolha de formar robôs que simularan muitas funções do organismo, entretanto nunca acreditou que a mente pudesse ser erguida por máquina alguma.

  • Motivo de relatório: Vandalismos e transporte da página Batalha da Normandia (e discussão)
  • Ray Mabus: Ex-embaixador, governador
  • dois Filmes 2.1 Piranha 2: os vampiros do mar
  • Barça por um a 0 Flamengo: A inexistência de Messi, Neymar…

Se a princípio, o interesse concentrou-se na obtenção de autómatos, por intermédio do século XIX, a prioridade foi o de obter máquinas inteligentes. E a primeira coisa que pedimos foram cálculos matemáticos. O britânico Charles Babbge propôs uma mesa calculadora com base mecânica.

Seu elevado gasto, não lhe permitiu construir, apesar de de imediato tivesse sido praticável. George Boole, ainda no século XIX, considerou que cada enunciado lógico poderia ser reduzido a um jogo binário entre o um e o zero. Esta idéia tão elementar seria fundamental para o desenvolvimento da ciência do século XX. Em 1936, o matemático britânico Alan Turing, considerou que uma máquina acessível seria capaz de realizar cada cálculo se lhe proporcionavam as instruções de lado a lado de determinadas fitas perfuradas por intervenção de código binário.

a Programar estas fitas, a máquina cumpriria suas instruções. O matemático Howard Aiken criou entre 1937 e 1943, um gigantesco e primitivo pc, batizado de Mark I, que poderia somar até 3 somas por segundo, subtrair, multiplicar e dividir. Usaram centenas de quilômetros de cabo e milhares de interruptores. Medindo quinze metros de comprimento por 2 e meio de largura e pesava imensas toneladas.

Quase simultaneamente, pela Universidade de Iowa, John Atanasoff usou interruptores eletrônicos para governar séries binárias de números. Fruto nesse encomenda nasceu o Eniac, o primeiro pc capaz de ser programado. Tinha umas dimensões monstruosas e pesava mais de 30 toneladas. Sua operação era muito complexa; os operários tiveram que manipular mais de 6.000 chaves manuais.

Ainda era um dinossauro com menos capacidade que a mais pobre das calculadoras atuais. Foi desta maneira que John von Neumann propôs que todas estas costosísimas operações manuais poderiam ser evitados se forem armazenadas as instruções pela memória. O computador moderno nasceu no momento em que se consegue colocar em prática essa arquitetura Von Neumann. A companhia IBM, que deste jeito não era nenhum gigante, decidiu desenvolver tuas próprias máquinas. Em 1959, apareceu o primeiro circuito integrado, o que permitiu acrescentar a perícia das máquinas, reduzindo o seu volume. IBM aproveitou sua vantagem inicial em grandes máquinas de cálculo e começou a geração em série de sua famosa série 360, destinada à administração e à amplo empresa, que pagam verdadeiras fortunas por mantê-la.

a IBM cresceu de forma extraordinária nos anos 60 com a fabricação e instalação de seus mainframe. Mas não soube intuir o potencial de mercado de pequenos computadores e do software. Apple, Microsoft e Intel souberam antecipar-se ao futuro. O matemático do MIT Nobert Wiener desenvolveu o conceito de cibernética em teu livro Cybernetics (1948), em que, tratando das relações entre o controle e a intercomunicação, tanto em máquinas como em animais.

Você pode gostar...